Conheça alguns aparelhos de automação e segurança

 

biometia doorA automação residencial se tornou um grande aliado para os sistemas de segurança. Quando integrados, esses sistemas protegem sua casa ou empresa com o maximo de segurança e controle.

Para que você se sinta protegido em seu ambiente, seja na sua empresa ou em sua casa, a automação é a melhor escolha como já falamos aqui. Utilizando tecnologia de ponta, os equipamentos que integram esse sistema permitem que o usuário tenha total controle sobre tudo que esta acontentecendo. Conheças alguns equipamentos que devem integrar seu projeto de automação aliada a segurança.

 

 

719086

As câmeras de segurança evoluíram a tal ponto que podemos afirmar tranquilamente que, de qualquer ponto do planeta, é possível ver o que ocorre dentro ou nos arredores de nossas residências. Isso porque com a chegada das câmeras IP, que utilizam as redes de internet para enviar as imagens para um servidor, acabou a necessidade de se deslocar até uma central, onde as imagens ficavam armazenadas, para ver o que estava acontecendo.

Graças a essa comodidade, soluções como essa têm sido as mais procuradas ultimamente. “No entanto, é preciso ressaltar que é possível pegar uma câmera tradicional de CFTV (Circuito Fechado de TV) e, com o uso de placas específicas e conversores, transformá-la numa câmera IP, permitindo ver as imagens captadas por elas na internet”, comenta Yazbek.

Outra opção muito utilizada nos projetos de segurança é utilizar sensores (de presença, movimento ou até contato) para trabalharem junto com as câmeras. Assim, por exemplo, é possível que as imagens do quarto de bebê só sejam gravadas quando o sensor detectar a aproximação de alguém no berço da criança.

Em soluções mais sofisticadas, dá pra saber quantas pessoas passaram em frente à câmera (na entrada da casa, por exemplo) e até determinar quais ações desencadear quando o um determinado local é invadido. “Tem sido muito comum utilizarmos sensores de presença que, quando acionados, disparam uma mensagem SMS para o morador, alertando-o para ver as imagens da sua câmera IP. Simultaneamente são liberadas gravações de latidos de cachorros, além de determinadas luzes que se acendem, assustando os invasores”, diz Almeida, da Disac.

 mao2A biometria, sistema que faz leitura das impressões digitais para liberar o acesso à residência, começa a se tornar padrão em condomínios de luxo. A vantagem dessas soluções, além da segurança, é que o morador pode programar situações, para que elas ocorram sempre que ele chega em casa. Um executivo pode desejar que o leitor, além de abrir a porta da sua casa, acenda as luzes de um corredor que dá acesso ao quarto. Em casos mais extremos, pode inclusive deixar programado para que a banheira seja acionada para que a água já esteja na temperatura ideal no momento em que ele se dirigir para o banho. Nesse caso a segurança e o conforto andam juntos. “Na hora que você compreende que em automação a imaginação é o limite, o seu sistema passar a ser o gerente da sua casa, trabalhando para você da forma que desejar”, diz Almeida, da Disac.

Com acesso biométrico o morador pode ainda cadastrar o chamado dedo do pânico. Esse, ao ser lido pelo sensor, dispara um alerta para uma central de segurança, que pode acionar a polícia; ou ainda um parente próximo que recebe um alerta por SMS e pode acompanhar a movimentação pelas câmeras IP.

Ainda na parte de acessos à residência, alguns moradores têm preferido adotar as fechaduras elétricas. Elas permitem, mesmo à distância, abrir a porta da residência. “Uma pessoa que esquece algo em casa e pode pedir para um funcionário ir até lá pegá-lo. Pelas câmeras ele monitora a chegada à residência e, mesmo sem estar lá, consegue abrir a porta para que o funcionário entre em determinado cômodo da casa”, explica Muratori.

 

Fonte: Revista Home Theater

Facebook



Siga-nos