Controle de iluminação oferece soluções para economia de energia


Untitled-1Modernos sistemas, simples de instalar e utilizar, proporcionam valiosos benefícios

A ecologia (responsabilidade ambiental) está em alta e todos estão buscando soluções viáveis para economizar energia e ao mesmo tempo ajudar o meio ambiente. Como a iluminação pode representar até 40% de uma conta de fornecimento de energia elétrica, trabalhar bem com ela pode ser um ótimo meio de começar a economizar. Dentre as mais eficientes e agradáveis opções estão os sistemas de controle de iluminação. Os porodutos para controle de iluminação trazem retorno ao investimento feito, além de propiciar benefícios adicionais como conforto, conveniência e segurança

Uma das maneiras mais simples de cortar custos é a utilização de dimmers. Através da redução da intensidade da iluminação, em lugaes e momentos onde não se necissita muita luz, a economia começa a aparecer. Quanto? Reduzindo em 25% o nível das luzes, podemos esperar uma economia de até 20%. Dimerizando pela metade, a economia cresce para 40%.

Dimerizar não apenas reduz o consumo da energia, mas aumenta significantemente a vida útil das lampadas. Abaixando a intensidade da luz em 50% economiza-se tanto energia como as lampadas tem menos desgaste, aumentando sua vida útil em 20 vezes! Como uma conveniência adicional, isso diminui o numero de vezes em que a troca de lampadas é necessária. Além disto, os ambientes onde se utiliza controle de intensidade sobre a iluminação ficam mais aconchegantes e valorizados em termos decorativos.

Já o uso de sistemas mais completos, como controles automatizados, potencializa a economia de energia e a funcionalidade dos ambientes. É possível, por exemplo, aproveitar ao maximo a iluminação natural inibindo (ou até mesmo impidindo) automaticamente o acendimento de luzes quando isto é desnecessário. A utilização de elementos como toldo, persianas, brises e cortinas com acionamento automatico oferece exelentes condições para poupar energia sem prejuizo da utilização adequada dos ambientes.

Assim, eficientes sistemas de controle de iluminação aliados às modernas tecnologias de automação formam uma eficiente solução para favorecer a sustentabilidade e o meio ambiente, além de trazer mais conforto aos usuários.

Fonte:Aureside ( Associação Brasileira de Automação Residencial)

 

Facebook



Siga-nos