Você sabe o que é áudio HIGH-END?

highendnews2O conceito é antigo, mas vem sendo usando de forma distorcida nos últimos anos. Vale a pena tentar entender.

Para quem está montando um sistema em casa, seja uma sala de home theater, multimídia ou apenas para música, e a menos que tenha dinheiro sobrando, é fundamental compreender as diferenças. E a mais importante delas talvez seja esta: um aparelho high-end é projetado e construído para durar anos e anos mantendo o mesmo desempenho.

Seja uma caixa acústica, um amplificador ou um cabo, os produtos que os especialistas identificam como “high-end” são produzidos quase de forma artesanal – daí porque são geralmente mais caros e encontrados em poucas lojas especializadas. Componentes internos, acabamento, tipo de conectores, tudo é escolhido com o máximo de rigor técnico.

Robert Harley, jornalista americanos que é uma das grandes autoridades no assunto, costuma dizer que “high-end é paixão”. E ele se refere não apenas à paixão de quem compra esses aparelhos, mas principalmente daqueles que os projetam e fabricam.

A confusão com o ermo “high-end” também decorre do fato de que hoje, as tecnologias evoluem mais rapidamente, e isso atiça o apetite do consumidor. Para muitos, ter em casa um aparelho tecnicamente defasado, com menos recursos que os recém-lançados, é algo impensável. Na prática, isso vale muito mais para o seguimento de vídeo, em que TV’s, projetores e players a toda hora ganham novas funções. No áudio, esse processo é bem mais lento.

Basta dizer que só recentemente os fabricantes de equipamentos de áudio high-end se dedicaram à música digital, criando soluções para aproveitar ao máximo as conveniências que a digitalização trouxe. Até bem pouco tempo era impossível encontrar, por exemplo, players Blus-ray de alto padrão – muitas empresas continuavam insistindo que, para ouvir música, os CD players ainda eram a melhor alternativa.

Hoje,a musica que a maioria ouve não está mais gravada em discoevendedore ou fita – está “na nuvem”, em arquivos digitais armazenados em servidores que ninguém sabe onde ficam, mas aos quais se tem acesso com dois ou três cliques. Para apreciar todo o potencial desses arquivos, basta procurar nos lugares certos. E, claro, montar um equipamento de áudio que seja... isso mesmo: high-end. De preferência, high-end.

Como revendedores autorizados da Som Maior, a HIFI trabalha com os melhores produtos High-end do mercado. Marcas como Meridian, Nad, B&W, Classé, Integra e Pro-Ject.

 

Fonte:Revista Home Theater/Texto: Orlando Barroso

Facebook



Siga-nos