Receivers ganham mais versatilidade

receiverFabricantes investem em novos processamentos e conexões para integrar áudio e vídeo às redes.

Embora TVs e caixas acústicas chamem mais atenção, todo projeto de home theater começa na verdade com um bom receiver. Esse é o aparelho que centraliza o controle dos demais componentes do sistema. Mesmo sofrendo a forte concorrência dos conjuntos básicos, do tipo HTB (home-theater-in-a-box), os receivers continuam tendo bom mercado no Brasil, principalmente entre revendedores e instaladores especializados.

Com a evolução tecnológica, os principais fabricantes de receivers estão introduzindo recursos para conexão a redes (com e sem fio) e à internet, além de novos tipos de processamento de áudio. É o caso da Onkyo, cujo primeiro lançamento este ano (mod. TX-NR929) oferece 9.2 canais de amplificação, com

possibilidade de ampliar para até 11.2 canais. O aparelho, certificado pela THX, oferece processamento DTS Neo:X, que permite converter filmes gravados em 5.1 para até 13 canais de áudio.

Outro recurso que está se tornando comum nos receivers é o acesso a redes domésticas, permitindo captar e distribuir até conteúdos armazenados num computador, tablet ou smartphone. A nova linha da Harman Kardon, por exemplo, inclui três modelos com essa capacidade. Vídeos gravados com um celular podem ser assistidos na tela do TV, via conexão sem fio, tendo o próprio celular como controle remoto (a partir de um aplicativo).

Seguindo o mesmo conceito de suas concorrentes, a Yamaha trouxe para o Brasil receivers que não só podem funcionar em rede, mas também levar áudio surround e imagens 4K para um segundo ambiente da casa. O controle pode ser independente para cada sala, utilizando a função HDMI Switching: enquanto no ambiente principal uma pessoa assiste a um filme em Blu-ray, por exemplo, em outro cômodo pode ser reproduzido, ao mesmo tempo, um show musical ou um videogame.

Fonte: Revista HOME THEATER & CASA DIGITAL

Facebook



Siga-nos