Espalhe o som pela casa inteira

1Sonorização ambiente, coloca sua música em toda a sua casa

O segmento de som ambiente no Brasil é diversificado. Uma tendência influenciada pelo mercado americano, já maduro, onde fabricantes e empresas de instalação seguem normas técnicas que preveem projetos de melhor qualidade e capacidade de expansão. Por aqui, ainda não há normas específicas que sirvam de referência para instaladores de som ambiente. Mesmo assim, é só olhar a seção Projetos para ver que é cada vez mais comum a instalação de sistemas multiroom (ou multizonas) por profissionais qualificados, treinados por fabricantes ou distribuidores.

Variam desde sistemas simples, geralmente centrados em um receiver de home theater, ou sofisticados, formados por controlador dedicado e paineis – os keypads.

Estes são indicados a quem irá ouvir músicas de rádios on-line na cozinha, de CD player no quarto, de um iPod na varanda… Mas, hoje, multiroom é muito mais do que distribuir músicas em diversas áreas da casa.

Significa poder controlar fontes de sinal independentes a partir de tablet ou celular, ou integrá-las à automação e sistemas de distribuição de vídeo de alta definição.

Para a melhor instalação e escolha dos equipamentos de som ambiente, é preciso levar em conta o tamanho do espaço e as necessidades da família. A princípio, não é preciso ter amplificador e caixas com alta capacidade de potência, a menos que um dos cômodos ou área externa seja usado para festas. Em geral, 25Wx2 em uma sala de 20m2 já é suficiente para relaxar com um som agradável, enquanto se lê um livro, por exemplo.

A quantidade de caixas de embutir depende das dimensões – largura, pé direito e comprimento – das áreas a serem sonorizadas. Modelos para uso externo (outdoor) são produzidos em ABS selado com tela alumínio e resistem por mais tempo à umidade e ao calor em jardim, varanda e banheiro.

Em grandes áreas, escritórios e centros comerciais, é comum a instalação de sistemas de transmissão de sinal de áudio em linha de 70 ou 220 volts. O custo é menor e o resultado, se bem instalado, satisfaz quando há vários pontos de sonorização. Usam-se transformadores específicos para uma distribuição sonora homogênea, controle de volume individual e um mínimo de perdas sem sobrecargas ao sistema.

Na saída do amplificador deverá ser ligado um “transformador tronco”, com potência maior ou igual à saída do aparelho. A ideia é controlar a alimentação e elevar a tensão da linha de transmissão do sinal. Outro transformador, o “de linha”, deve ser instalado antes das caixas para diminuir a tensão e entregar a potência necessária aos falantes. É importante que a potência deste transformador de linha seja similar a das caixas para não queimar o tweeter ou woofer. Um atenuador de volume pode ser ligado entre o transformador de linha e as caixas, assim como sensores e repetidores infravermelhos instalados em locais de fácil direcionamento.

Em residências menores, é o mais usado para sonorizar uma ou duas áreas. Mesmo modelos de entrada de 7.1 canais já incluem recurso Zone2 com saídas estéreo pré-amplificadas. É possível ainda usar as saídas dos canais surround back esquerdo e direito, se não estiverem em uso, para alimentar caixas em outro ambiente, dispensando amplificador adicional (veja o desenho). Nos dois casos, é necessário primeiro ativar a função Zone 2 no menu/setup do aparelho.

Fonte: Revista Home Theater & Casa Digital

Facebook



Siga-nos