Novidades

O futuro do áudio surround

banner23Um novo patamar de efeitos de áudio 

Todo profissional de áudio sabe que, para treinar os ouvidos e perceber com clareza as nuances da música, é fundamental acostumar-se a ver concertos ao vivo. O mesmo pode ser dito dos filmes: quem quer, de fato, explorar o áudio de um bom filme (e aí não importa qual seja o gênero), deve assisti-lo numa boa sala de cinema.

Um evento marcado para setembro nos EUA – na cidade de Culver City, próximo a Los Angeles, ali bem ao lado dos estúdios de Hollywood – promete explorar a fundo a questão do áudio na produção de filmes e vídeos. Junto com as tecnologias de vídeo de altíssima resolução (4K e 8K), esse é um dos temas mais atuais na indústria – não apenas a de cinema, mas também as de televisão, internet e home video.

Espalhe o som pela casa inteira

1Sonorização ambiente, coloca sua música em toda a sua casa

O segmento de som ambiente no Brasil é diversificado. Uma tendência influenciada pelo mercado americano, já maduro, onde fabricantes e empresas de instalação seguem normas técnicas que preveem projetos de melhor qualidade e capacidade de expansão. Por aqui, ainda não há normas específicas que sirvam de referência para instaladores de som ambiente. Mesmo assim, é só olhar a seção Projetos para ver que é cada vez mais comum a instalação de sistemas multiroom (ou multizonas) por profissionais qualificados, treinados por fabricantes ou distribuidores.

Variam desde sistemas simples, geralmente centrados em um receiver de home theater, ou sofisticados, formados por controlador dedicado e paineis – os keypads.

Chega ao Brasil a 5ª geração da linha 600 de caixas B&W

2Chega ao Brasil a 5ª geração da linha 600 de caixas B&W

Uma das linhas de caixas mais acessíveis da inglesa Bowers & Wilkins, a série 600 já está no mercado há 19 anos. Agora na sua quinta geração foram promovidas alterações de design e projeto interno nos modelos torre (683 e 684), bookshelf (685 e 686), central (HTM61 e 62), surround (DS3) e nos subwoofers (ASW610XP, 610 e 608).

A nova série 600, distribuída pela Som Maior, passa a oferecer tecnologias derivadas das séries tops da B&W. É o caso do tweeter com domo duplo em alumínio fino montado em uma espécie de tubo acústico desacoplado do gabinete e com tela de proteção. A combinação, de acordo com o fabricante, resulta em maior detalhamento e máxima rigidez para alcance preciso nos agudos.

Novidades nas séries 600 e CM

bowers-and-wilkins-cmConheça as características e componentes dessas séries

Conforme já divulgado, a série 600 tem uma nova cara e desempenho, adquirindo características e componentes da aclamada série 800. A série CM, intermediária entre a 600 e 800, também sofrerá mudanças a partir de setembro deste ano.

Quem conhece as caixas da Bowers & Wilkins sabe que possuir os melhores atributos faz parte da filosofia da empresa britânica. E mais: todas as linhas carregam uma identidade sonora, que costuma agradar aos entusiastas de variados estilos musicais.

Conheça abaixo cada componente das duas séries que serão tiradas de fabricação ainda este ano.

Nexus multi-room para sonorização ambiente

Nexus Renaissance C-816Renaissance C-816 Multi-Zone Audio Controller

O C-816 é um controlador de áudio multi-zona, cobrindo até 8 zonas que podem ser operadas independentemente. Suportando até 6 fontes de áudio diferentes, integra ainda um sintonizador AM / FM. Projetado para o futuro, a unidade inclui uma porta serial RS-232 para uma fácil integração com outros sistemas de automação residencial e uma porta USB para atualizações de firmware.

O C-816 tem seis zonas, cada uma com 100 watts em cargas de 4 ohms, incluindo 2 zonas com nível de linha variável. As entradas de áudio são compostas de 4 entradas RCA estéreo e duas aberturas que vão aceitar vários módulos de entrada, como o nosso MZ-Dock,