Conheça alguns aparelhos de automação e segurança
A automação residencial se tornou um grande aliado para os sistemas de segurança. Quando integrados, esses sistemas protegem sua casa ou empresa com o maximo de segurança e controle.
Para que você se sinta protegido em seu ambiente, seja na sua empresa ou em sua casa, a automação é a melhor escolha como já falamos aqui. Utilizando tecnologia de ponta, os equipamentos que integram esse sistema permitem que o usuário tenha total controle sobre tudo que esta acontentecendo. Conheças alguns equipamentos que devem integrar seu projeto de automação aliada a segurança.
As câmeras de segurança evoluíram a tal ponto que podemos afirmar tranquilamente que, de qualquer ponto do planeta, é possível ver o que ocorre dentro ou nos arredores de nossas residências. Isso porque com a chegada das câmeras IP, que utilizam as redes de internet para enviar as imagens para um servidor, acabou a necessidade de se deslocar até uma central, onde as imagens ficavam armazenadas, para ver o que estava acontecendo.
Graças a essa comodidade, soluções como essa têm sido as mais procuradas ultimamente. “No entanto, é preciso ressaltar que é possível pegar uma câmera tradicional de CFTV (Circuito Fechado de TV) e, com o uso de placas específicas e conversores, transformá-la numa câmera IP, permitindo ver as imagens captadas por elas na internet”, comenta Yazbek.
Outra opção muito utilizada nos projetos de segurança é utilizar sensores (de presença, movimento ou até contato) para trabalharem junto com as câmeras. Assim, por exemplo, é possível que as imagens do quarto de bebê só sejam gravadas quando o sensor detectar a aproximação de alguém no berço da criança.
Em soluções mais sofisticadas, dá pra saber quantas pessoas passaram em frente à câmera (na entrada da casa, por exemplo) e até determinar quais ações desencadear quando o um determinado local é invadido. “Tem sido muito comum utilizarmos sensores de presença que, quando acionados, disparam uma mensagem SMS para o morador, alertando-o para ver as imagens da sua câmera IP. Simultaneamente são liberadas gravações de latidos de cachorros, além de determinadas luzes que se acendem, assustando os invasores”, diz Almeida, da Disac.
A biometria, sistema que faz leitura das impressões digitais para liberar o acesso à residência, começa a se tornar padrão em condomínios de luxo. A vantagem dessas soluções, além da segurança, é que o morador pode programar situações, para que elas ocorram sempre que ele chega em casa. Um executivo pode desejar que o leitor, além de abrir a porta da sua casa, acenda as luzes de um corredor que dá acesso ao quarto. Em casos mais extremos, pode inclusive deixar programado para que a banheira seja acionada para que a água já esteja na temperatura ideal no momento em que ele se dirigir para o banho. Nesse caso a segurança e o conforto andam juntos. “Na hora que você compreende que em automação a imaginação é o limite, o seu sistema passar a ser o gerente da sua casa, trabalhando para você da forma que desejar”, diz Almeida, da Disac.
Com acesso biométrico o morador pode ainda cadastrar o chamado dedo do pânico. Esse, ao ser lido pelo sensor, dispara um alerta para uma central de segurança, que pode acionar a polícia; ou ainda um parente próximo que recebe um alerta por SMS e pode acompanhar a movimentação pelas câmeras IP.
Ainda na parte de acessos à residência, alguns moradores têm preferido adotar as fechaduras elétricas. Elas permitem, mesmo à distância, abrir a porta da residência. “Uma pessoa que esquece algo em casa e pode pedir para um funcionário ir até lá pegá-lo. Pelas câmeras ele monitora a chegada à residência e, mesmo sem estar lá, consegue abrir a porta para que o funcionário entre em determinado cômodo da casa”, explica Muratori.
Fonte: Revista Home Theater