4K é a grande aposta do mercado
Fabricantes e revendedores se animam com as perspectivas da nova tecnologia.
Mesmo com a falta de conteúdos para assistir, o consumidor deve aumentar a demanda por TVs de ultra-alta definição a partir deste ano. Essa é a aposta dos fabricantes de TVs, que têm tido números modestos nos últimos anos. E, de acordo com pesquisas internacionais, é também o que pensa a maioria dos varejistas.
Os chamados TVs 4K – que oferecem quatro vezes a resolução de imagem de um modelo Full-HD atual estão se tornando objeto de desejo do consumidor em vários países. Eventos como a Copa do Mundo e a Olimpíada de Inverno, que está sendo realizada na Rússia, devem impulsionar as vendas nos principais mercados. No último fim de semana, a cobertura do SuperBowl
– maior evento esportivo dos EUA, com mais de 115 milhões de telespectadores em todo o planeta – foi feita em 4K pela rede Fox dos EUA. E, embora não tenha havido transmissão ao vivo, muitas lojas aproveitaram para exibir as imagens e tentar "seduzir" seus clientes.
Além de reproduzir imagens gravadas em Ultra-HD, esses TVs também têm capacidade de converter imagens de baixa resolução para aproximá-las da resolução máxima. "Se houver um chip que faça isso com perfeição, pode ser que muita gente queira ter esses TVs", diz Jerry Steinberg, diretor da Fox.
Embora as emissoras em geral não estejam dispostas a bancar os custos de produzir e transmitir conteúdos em UHD, assim como os estúdios de cinema, os grandes eventos esportivos são vistos pela indústria como um importante fator de estímulo. "É preciso ver para crer", diz Rhonda Daniel, gerente de pesquisas da CEA (Consumer Electronics Association), que acaba de divulgar uma pesquisa confirmando o interesse do consumidor americano em trocar seu TV atual por um 4K.
Na pesquisa, usuários foram convidados a ver demonstrações comparativas entre os dois tipos de TV (Full-HD e Ultra-HD) e depois responder algumas perguntas sobre a experiência. Segundo a CEA, 73% deles se disseram animados a adquirir um TV 4K; esse percentual cai para 34% entre aqueles que ainda não tiveram oportunidade os aparelhos funcionando.
Vários estudos divulgados nos últimos meses mostram o alto potencial da tecnologia 4K se tornar padrão em TVs a médio prazo. A consultoria NPD, por exemplo, calculou que em 2013 foram vendidos em todo o mundo cerca de 1,9 milhão de aparelhos desse tipo; a estimativa para 2014 é de chegar a 12,7 milhões (veja alguns dos novos modelos neste vídeo). A mesma empresa ouviu fabricantes de painéis para TVs, a maioria na China, concluindo que a expectativa é ainda maior: 27 milhões de unidades vendidas este ano (o crescente mercado chinês deve absorver 80% desse total, diz a NPD).
Outro estímulo às vendas de TVs UHD vem da internet, após a Netflix anunciar que irá transmitir em 4K a 2a. Temporada da série House of Cards, que estreia no final de fevereiro. Quem tiver em casa um TV UHD conectado à internet, e uma boa conexão de banda larga (recomenda-se no mínimo 20MB reais), poderá assistir a essas e outras atrações. No YouTube, já estão disponíveis alguns conteúdos com essa resolução.
FONTES: CEA e The Verge pela Revista Home Theater Express